2 de junho de 2010

Perfil do Administrador/CRA-BA

INTRODUÇÃO


O presente trabalho consiste do projeto integrador da Faculdade Castro Alves. Numa atividade interdisciplinar, desenvolvida por alunos do 2° semestre do curso de Administração. Cuja finalidade traçar o perfil do administrador que atuou ou atua na gestão CRA (do Conselho Regional de Administração da Bahia).

O CRA è um órgão consultivo, orientador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador. E uma autarquia Federal dotada de personalidade jurídica de direito publico, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebe subvenção do governo Federal, sendo mantida pelas anuidades pagas pelos profissionais e empresas registradas.


• PERFIL

Adm. Roberto Ibrahim Uehbe.

Datado do dia 13de março de 1938,nasce o Sr. Roberto Ibrahim Uehbe , na cidade de Instancia –SE. Graduado nas Instituições: Politécnica Federal da Bahia e Católica.

Exerce a profissão há mais 33 anos de na área de administração,.Atuou na presidência do CRA- BA no período de 2007 á 2008. Formado também em Engenharia Civil, pos graduado em Logística de Produção. É professor de Administração e Informática e Engenharia de Produção da Universidade Católica.

Desenvolveu vários trabalhos acadêmicos, palestras sobre a formação do administrador, seminários de inovação cujo objetivo disseminar a cultura da inovação pelo País, além de reforçar a imagem institucional do Sistema CFA/CRA e da profissão de Administrador perante a sociedade.

Recebeu o prêmio Nacional Belmiro Siqueira, pelo projeto que desenvolveu na sua gestão.

Sobre a preocupação de visibilidade e valorização do administrador proporcionou e a interiorização dos CRAs. Criou delegacias no município de Texeiras de Freitas e Representações de Eunapolis , Porto Seguro, Guanambi, Alagoinhas,Jequié, Santo Antonio de Jesus e Paulo Afonso.

Segue entrevista ao Sr. Roberto Ibrahim Uehbe



1. No seu período de gestão no CRA, o Senhor desenvolveu algum projeto que contribuiu para as atividades administrativas?
 Claro, nosso objetivo foi justamente priorizar as atividades administrativas, principalmente na capacitação, através de cursos de aperfeiçoamento, melhoria das instalações físicas para uma melhor condição de trabalho.

Bem como ajudar os graduados de administração.

2. Qual a atitude mais decisiva que foi feita na sua gestão dentro do CRA?

 As atitudes mais decisivas dentro do CRA, propiciar maior visibilidade do conselho perante a comunidade valorizando o papel dos administrados. Nas mudanças sociais e administrativas que o país exige.

3. Entre as teorias da administração. Qual o autor de sua preferência?

 A gestão baseada no conhecimento cujo principal autor é Peter Durkein, é realmente a teoria que mais se adequar ao mundo atual.

4. O mercado hoje está bastante competitivo. Como se define esta nova tendência em questões de estratégias?

 Capital intelectual e as habilidades, atitudes, capacidade de análise de cenário de uma forma estratégica, cada vez mais o mercado exige pessoas com competência em auto promover-se e aprimorar-se

5. As decisões financeiras do administrador diferem das decisões financeiras do individuo, em termos de objetivo, planejamento e acompanhamento?

 No campo da administração, as decisões financeiras se aceitam na perfeita canalização entre a rentabilidade e liquidez isto é, válido também para os indivíduos no seu processo decisório individual.

6. Descreva a importância das informações contábeis para o exercício da profissão?

 A contabilidade é a área critica no exercício da profissão do administrador, porque suas informações são decisivas no processo decisório de qualquer área da empresa.

7. A seu ver quais as competências emocionais mais importantes do administrador. Em termos de inter-relacionamento, liderança com o grupo nas corporações?

 Mais importante é a liderança, é inerente ao próprio exercício do administrador e torna claro que é uma das competências possíveis a ser aprimoradas ao longo da vivência do administrador. Saber tratar as pessoas de forma pró ativa gerando um ambiente de crescimento mutuo. Para isso á vivencia grupal se torna fundamental.

8. A globalização facilitou a multinacionalização das empresas e uma das principais medidas adotadas por elas é utilizar-se de mão de obra barata e diminuir seus custos com matéria prima. Com relação a essas medidas como se avalia a gestão do administrador?

 Mão de obra barata e baixos custos de matéria prima são elementos da estratégia corporativa, claro que ainda se constitui no mundo globalizado fatores importantes para o sucesso de uma empresa multinacional, mais o mundo globalizado exige mais do que isso, cabe ao administrador desenvolver competências que garantam a sustentabilidade e até a própria sobrevivência da organização.Assim a qualidade, a produtividade, flexibilidade, agilidade e a inovação se constituem em fatores indispensáveis em qualquer empresa no mundo globalizado.

9. As empresas brasileiras a cada dia que passa estão se expandindo no mercado internacional. Qual a visão do administrador em relação à expansão das empresas baianas?

 Em temo de expansão de empresas baianas com relação a sua expansão no mercado internacional, ainda nos encontramos em estágio embriatório, são poucas empresas baianas dentre quais destacamos a Braskem e o grupo Odebrecht.

Esta é uma área que tem que ser desenvolvida com mais eficácia, pois somos o 5° estado exportador do país. O que comprova a necessidade urgente do administrador, para o mercado de comercio exterior.
CONCLUSAO
O projeto Integrador é de suma importância para nossas atividades acadêmica, pois permite relacionar os conteúdos vistos durante o semestre. Numa atividade interdisciplinar como traz o objetivo do mesmo.

Buscamos por meio deste trabalho conhecer um porco das atividades exercidas pelo ex- presidente do conselho do CRA.

Que nos proporcionou uma experiência nova no sentido de buscar informações in loco. Visto anteriormente o trabalho de pesquisa e outras atividades desenvolvidas em sala de aula junto à equipe. Somando um conteúdo de informações atuais e experiências de um administrador na organização.


Referencias:





CRA, Revista do administrador, Ano V.2009,2

Site: WWW.cra-ba.org. revista do administrador. 2008

* Entrevista in loco com SR. Roberto Ibrahim Uehbe
--> Leia mais...